domingo, 9 de agosto de 2009

TUFÃO " MARAKOT " NA CHINA:


Tufão "Morakot" mata 1 e deixa 1 mi de desabrigados na China

Pequim, 9 ago (EFE).- O tufão "Morakot" chegou à China hoje, onde causou uma morte e levou à evacuação de 1 milhão de moradores, após deixar seis mortos e provocar as piores inundações em cinco décadas na ilha de Taiwan.

Segundo a agência de notícias chinesa "Xinhua", o tufão, que atingiu o litoral de Fujian, causou na vizinha província de Zhejiang a morte uma criança de 4 anos, que ficou soterrada com outros quatro adultos no desabamento de cinco casas, devido à força das chuvas provocadas pelo tufão na cidade de Wenzhou.

"Morakot", o oitavo tufão que atinge a China este ano, chegou na cidade de Beibi, jurisdição de Ningde (Fujian), às 4h20 local, segundo o escritório meteorológico local.

Antes de sua chegada, o tufão provocou contínuas chuvas e ventos fortes tanto em Fujian quanto em Zhejiang, onde quase 1 milhão de moradores foram retirados para protegê-los do fenômeno.

Em Zhejiang, que está em alerta máximo desde esta manhã, há ventos de quase 180 km/h na cidade litorânea de Taizhou, e em toda a província 490 mil residentes tiveram que ser retirados.

Outros 505 mil foram evacuados em Fujian e realocados em áreas protegidas da passagem do "Morakot".

O leste e sul da China sofrem a cada ano a influência da monção, e desde que começou a temporada até 30 de julho, 307 pessoas morreram e outras 67 milhões foram atingidas por inundações, avalanches e tufões, segundo dados do Ministério de Recursos da Água.

Nenhum comentário: